Academia Dayane Borges

Academia Dayane Borges
Saúde e Corpo perfeito...

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O que você deve saber sobre transtornos mentais...




SE VOCÊ ou alguém que você ama fosse diagnosticado com um transtorno mental, como reagiria? Felizmente, as doenças mentais podem ser tratadas. Vamos considerar algumas coisas que você deve saber para entender melhor os transtornos mentais. *

 Fatores importantes sobre saúde mental

“Em todas as partes do mundo, milhões de pessoas sofrem de transtornos mentais, o que também acaba causando mudanças na vida daquelas que as amam. Uma em cada quatro pessoas será afetada por um tipo de transtorno mental em algum momento da vida. Em todo o mundo, a depressão incapacita mais pessoas que qualquer outra doença. A esquizofrenia e o transtorno bipolar estão entre os distúrbios mais graves e incapacitantes. . . . Embora afete um grande número de pessoas, os transtornos mentais continuam invisíveis, negligenciados e discriminados.” — Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo a OMS, muitas pessoas não buscam tratamento por causa do estigma relacionado à doença mental.
A maioria das doenças mentais é tratável, mas, de acordo com a Aliança Nacional para a Doença Mental, nos Estados Unidos, aproximadamente 60% dos adultos e quase 50% dos jovens entre 8 e 15 anos que têm transtorno mental não receberam tratamento no ano passado.

 Entenda os transtornos mentais



Uma mulher com transtorno mental
O que é transtorno mental? Especialistas o definem como uma disfunção significativa no pensamento, controle emocional e comportamento de alguém, o que muitas vezes compromete sua habilidade de se relacionar com outros e de administrar as várias atividades do dia a dia.
Os transtornos mentais não têm nada a ver com fraqueza ou falha de personalidade
A gravidade dos sintomas pode variar de duração e intensidade, dependendo da pessoa, da doença e das circunstâncias. Os transtornos mentais podem afetar qualquer pessoa, independentemente de sexo, idade, cultura, raça, religião, nível educacional ou renda, e não têm nada a ver com fraqueza ou falha de personalidade. Com os cuidados médicos apropriados, a pessoa pode levar uma vida produtiva e gratificante.

Tratamento para transtornos mentais

Profissionais da área têm tratado com sucesso vários tipos de transtornos mentais. Por isso, o primeiro passo é ter uma avaliação completa de um profissional de saúde com experiência em tratar distúrbios mentais.


Uma mulher com transtorno mental conversa com um profissional de saúde qualificado
No entanto, quem sofre de transtorno mental só vai se beneficiar dessa ajuda se aceitar e seguir um tratamento apropriado. Para isso, ele talvez precise superar qualquer receio de falar sobre seu problema. Pode ser que o tratamento inclua conversas com profissionais de saúde mental habilitados que podem ajudá-lo a entender melhor sua doença, a resolver problemas do dia a dia e a reforçar a necessidade de não interromper o tratamento. Nessas consultas, um membro da família ou um amigo pode ter um papel vital em dar o apoio necessário.
Muitas pessoas aprenderam a lidar com os transtornos mentais depois de terem entendido melhor sua doença e seguido o tratamento prescrito por profissionais da área. “Antes de minha esposa receber o diagnóstico”, diz Mark, já mencionado, “nós dois entendíamos muito pouco sobre doenças mentais. Mas aprendemos a viver um dia de cada vez e a nos adaptar a nossa situação. Tem sido muito bom receber o apoio de profissionais confiáveis, da família e dos amigos.”
O primeiro passo é ter uma avaliação completa de um profissional de saúde experiente
 Claudia concorda. “No começo, meu diagnóstico parecia uma sentença de prisão”, admite ela. “Mas, apesar de meus problemas de saúde imporem certas limitações a nós dois, descobri que alguns obstáculos aparentemente intransponíveis podem ser superados. Assim, eu enfrento a doença mental por cooperar com os profissionais que cuidam de mim, manter uma boa relação com outros e viver um momento de cada vez.”

A saúde espiritual é indispensável



Uma mulher lendo a Bíblia
A Bíblia não diz que a espiritualidade cura problemas de saúde. Ainda assim, muitas famílias ao redor do mundo recebem consolo e força do que ela ensina. Por exemplo, a Bíblia nos garante que nosso amoroso Criador faz questão de consolar os que estão com “coração quebrantado” e “espírito esmagado”. — Salmo 34:18.
A Bíblia não é um livro sobre cuidados médicos, mas suas orientações práticas podem nos ajudar a enfrentar sentimentos que causam dor e situações angustiantes. Ela também nos dá esperança de um futuro melhor, quando a vida na Terra estará livre de doenças e de sofrimento. A Palavra de Deus promete: “Naquele tempo abrir-se-ão os olhos dos cegos e destapar-se-ão os próprios ouvidos dos surdos. Naquele tempo o coxo estará escalando como o veado e a língua do mudo gritará de júbilo.” — Isaías 35:5, 6.




Nenhum comentário:

Postar um comentário