Os dias chuvosos no Estado não devem ser vistos como esperança de um inverno mais consistente este ano. Pelo menos é o que garantem as previsões meteorológicas da Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hidricos (Semar). “Estes dias tem chovido por conta de um fenômeno chamado de Zona de Convergência de Umidade. Normalmente, as chuvas originadas desse fenômeno duram poucos dias. Entre três a quatro dias para de chover e fica mais seco de novo. Estes dias tem agido sobre o Piauí esta Zona, mas no domingo e na segunda-feira a chuva deverá diminuir de novo”, informou a meteorologista Sônia Feitosa, acrescentando que o fenômeno chega atrasado no Piauí.
Além disso, Sônia afirma que o ano de 2015 tem forte potencial de ter períodos de seca ainda maiores que os de 2014. O Piauí tem enfrentado longos períodos de estiagem desde 2010. O ano de 2014 foi considerado o pior de todos os anos durante a seca. “Nós ainda não temos muita certeza, mas há grandes chances de que este ano seja pior em relação à estiagem. Há previsões de que passemos por mais de 50% de chances de as chuvas serem abaixo da média histórica”, completou.
Dos 224 municípios piauienses, 204 continuam com decreto de emergência vigente por conta de seca e estiagem. Segundo a Defesa Civil do Piauí, o Ministério da Integração liberou verbas referentes ao abastecimento de poços, Bolsa Estiagem e carros-pipa, para amenizar as consequências da estiagem durante os anos de seca no Estado.
No Norte, o tempo permanece de parcialmente nublado à claro, com chuvas e trovoadas isoladas. No litoral, de claro a parcialmente nublado, com baixa possibilidade de chuva e trovoadas à tarde e à noite.
FONTE: RIACHÃO NET
Nenhum comentário:
Postar um comentário